Estudo reafirma tendência do varejo por iniciativas de renda extra

A alta competitividade do mercado, aliada a um ambiente de constante transformação, faz com que as empresas busquem, frequentemente, novas formas para gerar receita buscando novas fontes de renda além do core business nas empresas. E foi para entender como os varejistas brasileiros enxergam e adotam diferentes práticas de receitas complementares, que o IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo – junto ao PROVAR – programa da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceira com a Affinion, líder global em soluções de receita extra e engajamento, promoveu a pesquisa Receita Além das Vendas, iniciativa pioneira no Brasil.

Liderado pelo Professor Doutor Claudio Felisoni – presidente do IBEVAR – o estudo contou com a participação de executivos dos principais e-commerces do Brasil e identificou que o país tem acompanhado a tendência global, com 96% das empresas respondentes afirmando terem utilizado algum tipo de renda extra nos últimos dois anos.

Renda Extra

No entanto, apesar da alta adesão de renda extra, apenas 51% dos respondentes afirmam possuir uma estratégia específica em sua operação. E isso reflete no sucesso da estratégia. Entre as empresas que adotam o planejamento específico para captação de receita além das vendas, 72% acreditam que a tática dá certo, enquanto apenas 33% daquelas que não têm planejamento creem no sucesso da iniciativa.

É possível perceber, ainda, que a geração de renda extra pode representar alta sensível para o resultado das empresas. Sergundo 21% dos entrevistados, a receita além das vendas é responsável por 5% a 10% do seu faturamento geral. Para 12%, a estratégia representa 10% a 30%. O estudo também aponta que 9% dos entrevistados veem as atividades que geram ganhos adicionais como extremamente importantes, enquanto 30% julgam muito importante, 31% veem importância moderada e 30% acredita que as estratégias têm pouca importância.

Ajuda dos especialistas

A maioria das empresas entrevistadas (59%) já utilizam parceiros externos para obtenção de renda extra, mas apenas 19% utilizam programas de fidelidade externos – sendo que, desses, 71% veem a estratégia como bem sucedida. Segundo Ricardo Cassetari, Head Latam da Affinion, esse é o primeiro passo para uma estratégia de vencedora. “Quando você busca um serviço bem feito e rentável para a sua empresa, você deve procurar um especialista. Com a renda extra não pode ser diferente. Há empresas especializadas em gerar oportunidade e monetização tanto no pós, quanto no pré-transicional, com estratégias diferentes para cada mercado. Então, é sempre importante procurar quem realmente entende do negócio para ter resultados satisfatórios”, pondera o executivo.

Faça o donwload da pesquisa Aqui
print_figura-4
Sobre a Affinion
A Affinion é líder global em soluções de receita extra e engajamento, com mais de 40 anos de experiência. Ela está presente em mais de 20 países, e, no Brasil, gera receita adicional para cerca de 40 e-commerce parceiros.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em dezembro de 2009, em São Paulo, por um grupo de profissionais vinculados ao setor varejista com o objetivo de estabelecer grupos de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito desse setor.

Sobre o Provar
O PROVAR é um programa da Fundação Instituto de Administração (FIA), fundada em 1980 por professores do Departamento de Administração da FEA/USP, além se ser responsável pela transmissão de conhecimentos científico e técnico na área de administração.