Consumo e engajamento: a proteção de dados importa mais para o seu cliente do que você imagina

Os clientes estão mais exigentes do que nunca. Eles não se satisfazem mais apenas com produtos e serviços de qualidade. Ele não aceita apenas uma empresa guiada por uma bela missão. Ele espera que a sua marca se engaje de verdade por uma causa que seja relevante para ele. Esta foi uma das conclusões do estudo da Edelman Earned Brand* que entrevistou mais de 14 mil pessoas no mundo inteiro entre Março a Abril deste ano em 14 países diferentes.

Porém, quais são os temas e causas mais relevantes para o consumidor brasileiro? No relacionamento com uma marca, o que mais importa para esse consumidor? As questões de privacidade, aparecem como um dos temas que mais preocupam o brasileiro.

Este tema é tão vital para nós que divide espaço com problemas de corrupção no governo, igualdade de gênero e a Política Econômica. Vamos nos aprofundar nesta questão.

O estudo da Edelman vai ao encontro de outro estudo realizado pela F-Secure – empresa de segurança de informações que revelou que o brasileiro é o povo mais preocupado com relação a questões relacionadas à segurança e privacidade. De acordo com a F-Secure 70,6% dos brasileiros já mudaram seus hábitos digitais em função de ataques e ameaças, sendo que apenas 57,3% de outros países fizeram o mesmo.

Já falamos sobre este tema em outro artigo (https://affinion.com.br/noticias/luta-contra-o-crime-cibernetico/). Naquela ocasião, focamos no desafio de equilibrar segurança e a conveniência, uma vez que  59% relatam que já enfrentaram algum problema de privacidade, segundo o Relatório da Symantec´s 2015, chamado The State of Privacy.

O que acontece hoje é que na Economia Digital a privacidade é uma moeda. Quem defende esta tese é Domingo Montanaro, CEO e cofundador da VENTURA ERM – empresa especializada em mitigação de riscos corporativos. “ Quando utilizamos um serviço ‘grátis’ na Internet, estamos, na maioria das vezes, pagando com nossa privacidade”, afirma Montanaro. “Enxergue da seguinte forma: você pode pagar um montante de reais por um serviço ou pode pagar com seus dados pessoais e com a exploração do seu comportamento neste serviço.”

Montanaro ainda completa falando sobre o modelo de negócios que estas empresas usam. “Quanto maior o engajamento dos clientes com o seu serviço, ou seja, quanto mais ele usa e, assim, abre sua vida ali, maior o Lifetime Customer Value (LTCV) destes usuários para a plataforma”, afirma.

Este modelo de negócio que tornou a privacidade dos brasileiros uma grande moeda gerou também uma grande oportunidade. Oportunidade para empresas de vários segmentos engajarem seus consumidores de maneira mais profunda e por mais tempo.

Afinal, se as questões concernentes a privacidade são uma questão-chave para o seu consumidor, proteger seus clientes de ameaças cibernéticas também será uma ação relevante para aumentar o engajamento dele com os seus produtos ou serviços.

Em especial, se o seu produto envolve informações sensíveis do seu cliente como no setor bancário, de cartões de crédito, telecom ou seguros. Dito de outra forma, o engajamento dos clientes com empresas que trabalham nestas áreas vai passar necessariamente pela forma como elas garantem a privacidade dos dados do seu cliente.

Foi pensando nisso que criamos uma solução de monitoramento online conhecida no mercado como ProtegeWeb, uma plataforma completa de proteção digital que vai muito além de um anti-vírus e é utilizada por multinacionais que atuam nas áreas de serviços financeiros, seguros e  Telecoms em todo mundo, inclusive no Brasil. Porque acreditamos que marcas mais fortes estão presentes integralmente no dia-a-dia da vida dos seus clientes e o sucesso de qualquer organização está ligada a força do relacionamento que ela tem com o seus consumidores.

Se você deseja levar mais proteção para a vida do seu cliente e aumentar o tempo que ele passa com você, fale conosco através do nosso email: contato@aibrasil.com. Podemos apresentar nossos casos de sucesso, entre eles a opção do ProtegeWeb como parte dos benefícios de um seguro, e mais detalhes da solução que está extremamente alinhada às necessidades atuais dos consumidores brasileiros.

*Edelman Earned Brand 2017: a força da relação entre marcas e pessoas. Link: https://edelman.com.br/propriedades/earned-brand-2017/